Perguntas Frequentes

O que é o SCOBY ou mãe do kombucha?

Scoby é uma sigla que significa Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras. A “Kombucha Mãe”, como é popularmente conhecida, é composta por celulose e nela habitam em simbiose mais de 30 tipos de bactérias e leveduras diferentes, muitos desses organismos compatíveis com a nossa flora intestinal.

O kombucha é alcoólico?

Durante o processo de fermentação, devido a presença de açúcares e leveduras, sempre haverá a formação de álcool. Assim, quanto mais açúcar, até mesmo de frutas, tiver na composição, maiores serão as chances de apresentar teor alcoólico superior a 0,5%.

Porém, na cultura de organismos de Kombucha, contamos com bactérias que se alimentam de álcool e faz a transformação do álcool em ácido acético, originando o sabor levemente avinagrado do kombucha.

Quando a fermentação acontece de forma controlada, é possível prever o quanto de álcool será gerado e assim, dirigir o processo fermentativo para que todo (ou quase todo) álcool seja transformado em ácido acético garantindo que o teor fique abaixo de 0,5%.

Sempre pergunte ao produtor qual o teor alcoólico do kombucha produzido.

O kombucha é uma bebida segura?

Seguindo os padrões de identidade e qualidade durante a produção, a colônia e a bebida sempre estarão em meio ácido com pH entre 2.5 e 4.2, o que garante a segurança alimentar da bebida. Organismos patogênicos não sobrevivem a essa faixa de acidez.

O que é Hard Kombucha?

No Brasil o kombucha é feito com quatro ingredientes obrigatórios: água, infusão de Camellia Sinensis, açucares e cultura simbiotica de bactérias e leveduras. Podem ser adicionados infusões de frutas, vegetais e especiarias para sua saborização. 

A principal diferença entre o kombucha normal e o Hard kombucha, esta no teor alcoólico. No Hard Kombucha se pretende um alto teor alcoólico, adicionando uma maior quantidade de açúcares e mais leveduras fazendo uma refermantação exclusivamente alcoólica. 

Enquanto o kombucha normal utiliza um ou dois ciclos de fermentação, o Hard kombucha  exige mais. O teor de álcool no Hard kombucha duro é normalmente igual ao de uma cerveja. Cada marca terá teor alcólico diferente, variando de 2,1 até 8% em volume.

Ficou com mais dúvidas? Escreva para nós!

Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre a bebida

    Receba nossas novidades!

    Inscreva-se na nossa lista. Fique tranquilo, não enviamos spam.