O que é kombucha?

Chá fermentado não alcoólico

Uma alternativa saudável e natural, gaseificada e excelente alternativa a bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Kombucha é uma bebida fermentada não alcoólica produzida a partir de um chá ou infusão com a adição de açúcar e ingredientes 100% naturais. Quem faz a fermentação é a mãe do kombucha (SCOBY) e resulta em uma bebida saborosa, refrescante e naturalmente frisante.

Durante o processo de fermentação, todo o açúcar que é adicionado, inclusive das frutas, são consumidos pelos organismos que em troca geram os componentes que dão característica ao kombucha: gás carbônico, ácido acético, ácido lático, ácido glucônico, álcool, vitaminas e enzimas.

Muitas pessoas associam o kombucha ao kefir, mas não há nenhuma relação direta entre eles. No entanto, apresentam características semelhantes ao sabor devido à fermentação por organismos selvagens e principalmente por serem formas de conservação do alimento.

Sua origem chinesa e há registros escritos com mais de 2 mil anos. Essa bebida possui organismos compatíveis com a
nossa flora intestinal, enzimas que auxiliam a digestão, além de vitaminas do complexo B e K provenientes do processo metabólico dos microrganismos. O resultado é em uma bebida saborosa, refrescante e naturalmente frisante.

Autor: Leonardo Andrade - Companhia dos Fermentados

Interessado em se associar?