O que é kombucha?

KOMBUCHA:

uma bebida saudável, natural e gaseificada. Uma excelente alternativa à bebidas alcoólicas e refrigerantes.

De acordo com a Instrução Normativa N 41 “Kombucha é uma bebida fermentada obtida através da respiração aeróbia e fermentação anaeróbia do mosto obtido pela infusão ou extrato de Camellia Sinensis e açúcares por cultura simbiótica de bactérias e leveduras microbiologicamente ativas (SCOBY)”

A Kombucha é produzida a partir de chá, adição de açúcar e SCOBY. Durante o processo de fermentação, o açúcar adicionado, inclusive das frutas, são consumidos pelos organismos vivos do SCOBY que, em troca, geram os componentes que dão característica ao Kombucha: gás carbônico, ácido acético, ácido lático, ácido glucônico, álcool, vitaminas e enzimas.

Muitas pessoas associam o Kombucha ao Kefir, mas não há nenhuma relação direta entre eles. Entretanto, apresentam características semelhantes ao sabor devido à fermentação por organismos selvagens e principalmente pelas formas de conservação do alimento.

Há registros sobre a existência do Kombucha com mais de 2 mil anos! Essa bebida possui organismos compatíveis com a nossa flora intestinal, como enzimas que auxiliam a digestão, além de vitaminas do complexo B e K provenientes do processo metabólico dos microrganismos.

O resultado é em uma bebida saudável, refrescante e frisante.

Interessado em se associar?