Quem Somos

ABKOM

Associação sem fins lucrativos para unir, proteger e representar os produtores comerciais de kombucha do Brasil.

Fundada em janeiro de 2018 pela ação de seis produtores, a ABKOM surgiu com o intuito de suprir as necessidades dos produtores de Kombucha no Brasil. Até então não havia literatura ou informações específicas e de cunho científico para buscarmos orientações, encontramos a união entre as marcas como forma de trocar informações, divulgar resultados de nossas pesquisas e compartilhar acontecimentos do dia a dia de forma a fortalecer o segmento que estava sendo criado.

Desde a fundação, os membros e diretores atuaram ativamente no primeiro grande objetivo que era incluir o kombucha na legislação brasileira junto aos órgãos competentes. Esta ação aconteceu de forma exaustiva e que resultou na abertura da consulta pública pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) para definir as padronizações da bebida e que atualmente aguarda apenas a aprovação do texto pela Ministra da Agricultura.

Nossos próximos desafios são unir mais a comunidade, promover ações de compra em conjunto de insumos e matéria prima, oferecer cursos de capacitação de produtores e parcerias com laboratórios e instituições que farão as devidas análises biológicas e físico-químicas do kombucha.

Área de atuação

  • Regulamentação nacional da bebida
  • Desenvolvimento de padrões de identidade e qualidade
  • Ampliação do setor estimulando inovação e diveresidade
  • Melhoria dos insumos, equipamentos e matéria prima
  • Intercambio tecnológico com laboratórios e universidades

Interessado em se associar?